Tecnologias educacionais para o ensino remoto no curso de medicina: produção e avaliação dos materiais didáticos e análise dos fatores preditores para o desempenho acadêmico
Última atualização em 01 de dezembro de 2023
Registro no RAEn: PRJ1-027/2020
Coordenadora: Brunnella Alcantara Chagas de Freitas
Datas de início e término previsto: 31/08/2020 a 30/07/2023
Área CNPq: Ciências da Saúde
Áreas temáticas: Saúde. Multidisciplinar.
Objetivo: Desenvolver, expandir e aprimorar os materiais didáticos considerados tecnologias educacionais para o ensino remoto, contribuir para o processo de aprendizagem e motivar sua inter-relação com outros elementos curriculares, no curso de graduação em medicina.
Atividades: Capacitação dos discentes para atuação nas áreas de ensino e desenvolvimento de tecnologias educacionais, com vistas ao desenvolvimento de atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e aos processos de inovação. Promoção de oportunidades aos discentes de conhecimento e prática em ambientes além da sala de aula e atuação no desenvolvimento de material didático-pedagógico para atender as demandas do ensino em pediatria. Promoção da produção de materiais didáticos inovadores vinculados à inovação pedagógica e a expansão do uso de tecnologias educacionais no ensino remoto. Ampliação dos canais de comunicação entre docentes e discentes e potencialização das possibilidades de trabalho colaborativo. Avaliação dos estudantes sobre o seu processo de ensino-aprendizagem por meio de material didático virtual visando contribuir para o aprimoramento do processo. Análises de correlação entre avaliação dos estudantes do material didático e coeficiente acadêmico nas disciplinas relacionadas. Análises do grau de confiabilidade dos questionários utilizados. Análises do grau de correlação e predição entre os resultados dos questionários e o coeficiente acadêmico em dois tempos por semestre. Contribuição com o desenvolvimento institucional por meio das atividades desenvolvidas e geração de conhecimentos e práticas para o avanço da ciência. Consolidação de um laboratório de ensino no curso de medicina voltado ao ensino-aprendizagem em pediatria.