Departamento de Medicina e Enfermagem

cienciasdasaude@ufv.br

Almoxarifado:

+55 (31) 3612-5514

Tecnologias e Inovações em Enfermagem e em Saúde – UFV (TIESA)

Última atualização em 28 de setembro de 2023

Ano de criação: 2020

Líderes: Patrícia de Oliveira Salgado e Luciene Muniz Braga Daskaleas

Pesquisadores: Estudantes de graduação dos cursos de Medicina e de Enfermagem; docentes, servidores técnicos-administrativos e estudantes de pós-graduação do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV.

O TIESA visa congregar pesquisadores, profissionais, estudantes da área de saúde e afins, líderes comunitários e usuários dos sistemas de saúde para reunir esforços no intuito de promover o bem-estar individual e coletivo a partir da identificação de problemas e desenvolvimento de tecnologias e inovações. Tem por objetivo a produção de conhecimento para o ensino, a assistência, a pesquisa e a gerência de serviços de saúde a partir da formação de profissionais que cuidam de pessoas ao longo do ciclo da vida, num contexto multiprofissional e interdisciplinar e que promovam o autoengajamento das pessoas com a sua saúde e seu bem-estar, apoiadas pelos níveis de atenção à saúde. As principais atividades são: a produção de estudos, a formação de recursos humanos em diferentes níveis (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado) e a participação dos membros em eventos científicos para a divulgação das pesquisas conduzidas.

Linhas de pesquisa:

• Cuidado ao longo do ciclo da vida e sua interface no contexto da enfermagem e da equipe multiprofissional
  • Níveis de atenção à saúde e fundamentação teórico-filosófica do cuidado
  • Tecnologias e inovações no processo de assistir, ensinar, pesquisar, gerenciar e se inserir culturalmente na profissão

Contatos: