Departamento de Medicina e Enfermagem

cienciasdasaude@ufv.br

Almoxarifado:

+55 (31) 3612-5514

Conhecimentos de profissionais de saúde sobre cuidados paliativos e terapia nutricional em pacientes na fase final de vida em hospital de grande porte de Minas Gerais

Última atualização em 29 de setembro de 2023

Registro no SisPPG: 40604279614

Líder: Érica Toledo de Mendonça

Datas de início e término previsto: 14/07/2023 a 31/12/2024

Área de Conhecimento (CNPq): Ciências da Saúde – Saúde Coletiva – Saúde Pública

Linha de pesquisa: Saúde pública e cuidados em saúde

Objetivos:

• Geral: Explorar os conhecimentos de profissionais de saúde sobre cuidados paliativos, alimentação e terapia nutricional em cuidados paliativos e identificar a prevalência dos sintomas gastrointestinais mais frequentes na última semana de vida, tipo de terapia nutricional recebida e suspensão do suporte nos pacientes em cuidados paliativos em um hospital de alta complexidade de um município da Zona da Mata Mineira.
  • Específicos:
    • Caracterizar o perfil dos pacientes estudados segundo idade, sexo, doença de base, setor de internação, principais desfechos.
    • Detectar os sintomas gastrointestinais mais frequentes apresentados pelos pacientes acompanhados pela Comissão de Cuidados Paliativos nos últimos 7 dias antes do desfecho óbito.
    • Avaliar suspensão de terapia nutricional antes do desfecho óbito e seu momento na trajetória da doença.
    • Definir o perfil dos profissionais participantes da pesquisa com relação ao sexo, idade, nível de escolaridade, categoria profissional, setor que atua na instituição, tempo de atuação, treinamento prévio com relação a cuidados paliativos.
    • Propor intervenções de educação profissional continuada e discussão entre profissionais, com base nos resultados encontrados, visando aprimoramento do atendimento em nível hospitalar ao paciente em cuidados paliativos e seus familiares.
    • Atualizar protocolos institucionais com relação ao atendimento de pacientes em cuidados paliativos.

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos Interdisciplinares em Saúde (GEIS)