Departamento de Medicina e Enfermagem

cienciasdasaude@ufv.br

Almoxarifado:

+55 (31) 3612-5514

Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CIEPICS)

Última atualização em 27 de setembro de 2023

Ano de criação: 2023

Líderes: Caroline de Castro Moura e Luana Vieira Toledo

Pesquisadores: Estudantes de graduação dos cursos de Medicina e de Enfermagem; docentes, servidores técnicos-administrativos e estudantes de pós-graduação do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV.

Criado no Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV, tem por objetivo fortalecer atividades de ensino, pesquisa e extensão em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. O centro possui três linhas de pesquisa e conta com pesquisadores de diversas instituições de ensino no país (UFV, UFMG, UNIFAL-MG, USP, Unimontes e Unilavras), dentre professores doutores, técnicos e estudantes de graduação, mestrados acadêmico e profissional, doutorado e pós-doutorado. Dentre os projetos desenvolvidos pelo Centro, destaca-se o “Programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal de Viçosa: promovendo cuidado integral à saúde (PPICS-UFV)”, que foi fundado em 2021, e promove ações de extensão universitária, em vinculação com a pesquisa científica, para a comunidade acadêmica da UFV e para a população atendida em serviços de saúde do município de Viçosa-MG. Além disso, o Centro oferece cursos de capacitação sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde para profissionais e estudantes da área da saúde.

Linhas de pesquisa:

• Educação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
  • Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e controle de sintomas emocionais
  • Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e controle de sintomas físicos

Contatos: