Histórico da Residência
A Universidade Federal de Viçosa ao longo de seus 86 anos de existência tem contribuído de maneira efetiva para a formação de profissionais de alto nível e com geração de conhecimentos, participando ativamente na resolução de problemas da sociedade e no desenvolvimento científico, tecnológico e sociocultural do Brasil.
É conhecida nacionalmente pela excelência de seus cursos de graduação e pós-graduação nas diferentes áreas do conhecimento. Evocando a sua responsabilidade social, tem como postulado central a integração de seus cursos da área da saúde com a gestão local e regional do Sistema Único de Saúde (SUS), a contribuição para a melhoria da qualidade de vida do indivíduo, da família e da comunidade, e a qualificação da atenção à saúde como consequencia da capacitação permanente dos profissionais da área em seus diversos níveis.
Em 2007, por decisão de seus Colegiados Superiores pleiteou a criação do curso de Medicina, que somado aos de Enfermagem, Nutrição, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Bioquímica e Educação Física vem ampliar sua inserção e atuação na área da saúde. O curso de Medicina teve sua implantação autorizada pela portaria 37/2010 de 13 de janeiro de 2010.
Para que o Curso de Medicina da UFV seja reconhecido pelo MEC a Instituição de Ensino Superior deve obrigatoriamente oferecer Residência Médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), no mínimo nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina de Família e Comunidade. Esse credenciamento foi obtido junto à CNRM em 2009, com prazo de dois anos para ser iniciado, o que ocorreu em fevereiro de 2011.